Cores no Feng Shui

Tempo de leitura estimado: 5 minutos

É possível que você já tenha ficado na dúvida sobre que cor pintar o quarto, ou sobre quais cores seriam indicadas segundo o Feng Shui. Existem algumas regras e indicações a respeito das cores no Feng Shui.

Querendo ou não ao unir estética com funcionalidade você está de maneira consciente ou não esbarrando em uma questão de design de interiores, mas é interessante unir esse conhecimento aos conhecimentos proporcionados pela linha de conhecimento do Feng Shui.

Por exemplo, o vermelho, é uma cor que por si só carrega significado popular da paixão, do amor e também do calor, fogo ou dependendo do contexto sangue. Essas associações que fazemos são capazes de ativar a nossa memória quando entramos em um ambiente preenchido pelo vermelho ou demais cores.

Vou deixar abaixo algumas dicas para aqueles que estão na dúvida de qual cor pintar a sala, quarto, escritório ou qualquer outro ambiente. Encontrei um artigo bacana na internet sobre o assunto, que diz que o primeiro passo é pensar em como é a pessoa que vai utilizar o ambiente na maior parte do tempo.

A segunda dica seria preferir as cores que remetem ao fogo para ambientes vivos como a sala de jantar ou de trabalho, ou ainda em um ambiente que tem bastante circulação de pessoas. Uma cor vibrante é ideal para esses ambientes, não necessitando ser o ambiente inteiro, às vezes uma parede colorida já é suficiente.

Vale ressaltar e lembrar o que eu disse anteriormente sobre as associações pessoais, se você não gosta de determinada cor não se obrigue a utilizar ela no ambiente que você vai frequentar, não adianta seguir as dicas mas escolher uma cor que não tenha um significado positivo para você.

Quartos e salas de estar costumam ficar bacanas em tonalidades de verde, azul e cores neutras, que remetem à quietude e calma. Tome cuidado para não deixar tudo muito neutro, nesse caso trabalhe com texturas, degradê e detalhes em metal e madeira.

Cores no Feng Shui

Cores no Feng Shui

Contudo se você gosta de cores neutras e calmas talvez seja um reflexo da sua personalidade e nesse sentido seria interessante colocar uma pitada de vermelho, por exemplo, em alguns ambientes justamente para estimular o oposto e sair da sua zona de conforto, o que é saudável.

Já a cor preta deve ser utilizada com cuidado, pois é pesada. Caso seja utilizada para pintar algum ambiente o ideal é contrabalancear com elementos que trazem uma sensação de luminosidade ou mantendo apenas uma parede preta. O uso do branco também deve ser ponderado, prefira tons bem claros de cinza ou branco com uma tonalidade mais escura.

Se mesmo assim você permanecer na dúvida faça o teste de cores aplicando elas em uma parede e visualizando como elas ficam com a passagem do dia, influenciadas pela presença ou ausência do sol e sombras. Se você ficou curioso para saber o significado das cores, levei em consideração o artigo citado acima e também um outro para te apresentar a configuração abaixo.

Vermelho: estimulante, paixão, coragem.

Laranja: promove a felicidade, o alto astral, sociabilidade e otimismo.

Amarelo: poder, saúde, paciência, sabedoria.

Verde: cura, crescimento, frescor e saúde.

Azul esverdeado: juventude, recomeços e confiança.

Azul escuro: sabedoria e introspecção.

Azul: calma, tranquilidade e paz.

Roxo: espiritualidade, aventura, mistério e prosperidade.

Preto: reflexão, mistério, desconhecido, infinito, absorção.

Branco: precisão e comunicação, inocência e frescor.

Cinza: prestatividade, clareza, neutralidade.

Marrom: estabilidade, força e segurança.

Rosa: amor, romance, gentileza e parceria.

Deixe um comentário